07-11-2005, 03:17 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-25-2019, 06:43 PM por Góris.)
No tópico sobre memórias quando o Bakashan disse que associa muitos momentos de sua vida com músicas:
Desculpem se o assunto for desinteressante ou se tiver aberto muitos tópicos novos.
e
Só que depois de postar, eu vi o quanto ele havia ficado grande e, antes de reclamarem eu achei melhor pedir pra apagarem.
Edit 2019 Que bom que nunca apagaram. Acabou de ter uma tempestade aqui na cidade, estou meio deprê e caí neste tópico e é bem legal reler coisas de quase 20 anos atrás.
"Bakashan2" Escreveu:bem eu tenho para todos os momentos da minah vida... todos mesmo.. associados a musica...E me lembrei de dois textos que eu escrevi, um de 2002 e outro de 2003 que procurei e iria postar no outro tópico por que ele tem a ver com lembranças. mas aí eu reli e vi que tinha tbm a ver com música, com momentos marcantes e outras coisas pessoais minhas e depois de ter até arrumado pra responder no outro post, eu achei mais interessante escrever um tópico novo.
Desculpem se o assunto for desinteressante ou se tiver aberto muitos tópicos novos.
"Góris 2002" Escreveu:Escrevi isso uns dias atrás no serviço e achei ontem...
Estava ouvindo agora às 22:00 Reaching Horizons, do Angra, e parei pra me lembrar de uma viagem de carros, há vinte e tantos anos atrás ( puxa, sou velho, hein? ) e o som da música me lembrou de algo que minha memória, que por vezes tanto me trai, me disse ser uma música que eu ouvia no carro nesta viagem; nesta e em outras. Sei que isso nem é tão impossível, talvez a instrumentação seja igual, o tom da voz, mas com certeza, uma música no estilo Reaching Horizons não seria, visto que o gosto musical de meu pai é diverso...
Nisso, eu parei pra pensar e vi que do ponto de vista dele, as músicas que eu gosto são realmente uma barulheira sem sentido, apesar de eu poder sentir todos os tons e sentir a música, seu ouvido não é, nem foi, apurado pra esse tipo de gosto e me deu uma certa tristeza pela injustiça que cometi tantas vezes ao reclamar que meu pai não entendia minhas músicas; isso não impede que tenha sido injustiça ele ter reclamado de minhas músicas, mas sinto que fui injusto com o velho.
Desde que passei a morar sozinho, eu sempre me lembro de um verso de uma música do legião Urbana:
você culpa seus pais por tudo
isso é absurdo
São crianças como você
O que voce vai ser
quando você crescer
E a cada ano, à medida que envelheço sinto cada vez mais que essa foi uma grande observação do Renato Russo, as coisas mudam, seus gostos e opiniões mudam e o que parecia implicancia do velho agora parece mais aceitável. Acho que com o tempo, vc passa a ver as coisas de outro ângulo. Não sou pai, mas poderia ser e ter um filho que adorasse Funk como eu adorava Angra e eu acharia as músicas dele horríveis, diria que não havia a poesia das musicas de minha epoca ( tem coisa mais horrível pra um jovem, ficar falando "minha epoca" toda hora quando fala com outros jovens???? ) e mostraria a ele Legião Urbana, Metallica e encheria a paciência dele com minhas músicas de velho.
É tão estranho.
O Sensui da Brekgames dia destes postou falando que estava na hora dele parar de ler mangás, curtir games e afins e se tornar adulto, arranjar um emprego e talz...
Cara, eu tenho medo disso. Desde os sete anos eu sempre soube que queria ser Peter Pan. Meus amigos mal poderiam esperar pra fazer 12 e poderem ir sozinhos no centro e que queria continuar sempre com 7 anos, com minha Patrulha Estelar, Super Tiras e vendo Jornada nas Estrelas, Galactica e Buck Rogers...
De repente, lá estava eu com 12 e meus amigos loucos pra terem 14, 16 anos pra poderem namorar, fazer a barba e saírem à noite sozinhos. Eu com meu Atari2600, só queria continuar com 12 anos, meus bonequinhos de isopor, meus desenhos de ficção científica e comandos em ação. Queria poder entrar na TV e participar das aventuras ingênuas dos Ursinhos Gummy e Transformers. Sonhava ser o herói e namorado da princesa Carla, ao invés do besta do Crispim ( sim, preto sonha em agarrar uma princesa loira desde o berço ).
Mal percebi e lá estava eu, 14 anos. Meu pai me cobrando uma namorada, meu irmão me pentelhando pra poder ver o canal dele na nossa TV. Meus amigos, os poucos que sobraram, queriam fazer logo 18, ter carro, arranjar emprego e o escambal. Eu só queria continuar lá, com meus gibis, bandas desenhadas, ainda escondendo os bonequinhos de isopor; andando na chuva depois da escola e chegado ensopado em casa...
A vida é injusta. A gente cresce. Depois chegaram as meninas, paixões adolescentes não correspondidas, a timidez de me declarar a quem eu tinha absoluta certeza que sentia o mesmo por mim,
[pausa pra outra coisa=ON]
=> Brothers in Arms, do Dire Straits - Pode parecer estranho que nunca tenha ido a um barzinho de blues, mas sempre que ouço essa música, eu me imagino num daqueles barzinhos, ambiente esfumaçado, sei que não é assim, mas grandes vidraças mostrando a noite chuvosa lá fora, com o reflexo de neons e das lanternas traseiras de carros colorindo o asfalto. Juro que chego a sentir frio, ouvindo essa música.
E vc pode voar ouvindo essa música, quando o sax chora...[pausa pra outra coisa=Off]
Ah, meus 16 aninhos, eram noites ( já não disse que sofria insônia por causa de pesadelos? ) e noites de Sonic em casa e Captain Commando na rua. Com muitos e muitos filmes na sessão corujão e ainda, meus bonequinhos escondidíssimos de isopor. Meu grande trauma nem foi pelos foras ou pesadelos, Rodrigo, meu priminho de 9, 10 anos um dia entra em meu quarto e acha meu bonequinhos de isopor. Perda total de mais de 10 anos de trabalho. Nunca mais voltei a fazer um desses.
=>Your Lastest Trick Ainda Dire Straits... Aliás, o que significa Dire Straits? Nunca consegui traduzir
Depois de Dire Straits, Donna Summer - Bad Girl... Nada mais anos 70. Eu sou super nostalgico. Um nostalgico diferente, sinto saudades de uma epoca que eu não vivi. Se pudesse me transportar no tempo, acho que iria pros anos 70, adoro o clima Pop TV, cablões e roupas John Travolta da epoca.
Nisso de voltar no tempo, lembrei de um sonho que tive uns seis meses atrás...
Eu voltei no tempo pra mudar algo no passado pra impedir a morte de uma pessoa querida. Cheguei lá, encontrei minha família, acho que visitei os lugares como eles eram há muito tempo, (inclusive tinha uma linha de trem que não existe na verdade, mas sempre que eu sonho com o bairro de minha tia, eu sonho que lá tem uma linha de trem e trens passam lá, estranho, não?) e encontrei essa pessoa, que morreu de forma estúpida e na hora de mudar o passado, eu lembrei que se mudasse o passado, meu presente mudaria e eu nunca encontraria minha esposa, he he acho que isso é amor, mas então eu decidi que não poderia mudar o passado e não poderia ficar lá pra ver acontecer... Putz, acordei triste pra cacete, como se o sonho tivesse sido real.
Fiquei de neuras com o sonho uns 3 dias, juro![pausa pra outra coisa=Off]
=>Europe - The Final Countdown - Putz, queria saber quem fez a playlist de hoje? Só flashback, deve ter sido o Deil, não acho que o estagiário poderia fazer algo assim...
Lembrei-me do deenho do Rei Artur, que passava no SBT em meados dos anos 80. Noooossa faz tempos que não lembrava desse. Era muito legal, um desenho estilo animê, contando uma versão da lenda do Rei Artur, com ele guerreando contra a Morgana, irmã dele. Eu adorava esse desenho pelo clima, sempre fui fã de dois temas, ficção científica e fantasia medieval.[pausa pra outra coisa=Off]
Que diabos, I Like Chopin, do Gazebo!
Putz, acabei de perguntar e foi uma estagiária de outra área que fez a playlist. Caramba, ela nem tem 20 anos, como ela conhece essas velharias? Será outra nostálgica, como eu?[pausa pra outra coisa=Off]
Ainda ouvindo I Like Chopin, pensei em mim como um velho, que escreve suas memórias para não perder aquilo tudo o que viveu, com medo de perder os momentos, os sentimentos. No que pensei nisso, lembrei de um ponto no seriado Logan's Run - A Fuga das Estrelas, no episódio de dia das bruxas, quando a mulher vê uma imagem no espelho de um assassinato e pouco depois, o andróide diz pra ela que o espelho seria como uma pessoa que guardou uma memória por tanto tempo, que precisava compartilhá-la com alguém. Nada a ver, mas lembrei do ocorrido.
A Playlist acabou, agora vou ter de ficar igual um idiota procurando músicas antigas pra poder ouvir...
Peraí!
[pausa pra outra coisa=Off]
Puxa, relendo, nem fazem uns dias, esse texto deve ser do mês passado, como o tempo voa...
e
"Góris 2003" Escreveu:Estava ouvindo o rádio e tocou uma música de Shine Band, Please don't go, eu acho e, como alguns cheiros podem trazer lembranças, a melodia me lembrou do passado.
Do tempo ( quando foi isso? ) que eu jogava Sonic 1, eu sempre junto as lembranças, como se Sonic, Please don't go e o clima fosem indivisíveis. As lembranças quando me vem à mente sempre são de um dia à tarde, escuro e chuvoso, eu jogando Sonic no fliperama e essa música tocando ao fundo...
Rs... Talvez pra maioria aqui lembranças pareçam coisas de velho, ou de gente que já não tem mais o que esperar da vida e relembra o passado, os bons tempos... Mas não, o passado é algo pessoal, mais pessoal que a escova de dentes e o aparelho de barbear. Mesmo pessoas que passaram o passado com vc, que viveram e vivenciaram dia-a-dia as agruras e felicidades da vida, mesmo elas tem seu passado próprio. Quando vc tenta juntar as lembranças, os fatos até são iguais, mas o resto, cenários, sentimentos, são diferentes.
-------------
02:33 da manhã... Está chovendo lá fora e enquanto vejo a água escorrendo pelo vidro da janela, refletindo as luzes branco-azuladas do poste ou a ocasional vermelha das traseiras dos carros que a essa hora ainda passam na rua, um friozinho que ainda não é demais e aquele chiado gostoso de chuva caindo leve, eu ligo o rádio e fico passeando pelas estações... Funk, metal, axé, pagode e temas da novela das oito ( que hoje começa às 9:00 ), nada de bom. Vou desligar o rádio quando ouço uma música, ah! Shining Band, eu acho, fins dos anos 70!
Sento no banquinho e escuto ela, lembrando de tanta coisa... E depois dessa mais outra e outra e outra. De repente o banquinho se torna desconfortável demais e me sento no sofá, um roupão servindo de colcha, cobrindo meus pés e pernas e só o aparelho de som iluminando a sala...
Não dá pra colocar no papel as emoções que senti, lembrando de coisas que eu nunca vivenciei, coisas de tanto tempo atrás... Meu inglês é péssimo, não entendo tudo o que falam as músicas, mas dá uma saudade dessa epoca. Nunca vivi os anos 70, mas escuto músicas que falam de amor, Amor mesmo, com letra maiúscula, fala-se de saudades, de vontade de se reencontrar ou nostalgia como a que sinto agora. Sandra de Sá! É o que tá tocando agora, nem dá vontade de desligar o rádio.
É estranho como a música faz lembrar coisas. Um filme, outras chuvas, outras vezes que eu me peguei assim, ouvindo músicas e pensando no passsado, e uma lembrança puxa outra. Quantas vezes eu chorei por amores desfeitos, amores não declarados, ou quantas vezes enxuguei as lágrimas de amigas, amigos... Lembranças trazem lembranças juntas e me vejo em outros dias de chuva, andando de carro com amigos, gente que se foi e não volta mais, gente que me fez rir, gente que me fez chorar que me fez viver, que me fez querer morrer...
Tudo isso em uma simples noite de chuva, ouvindo Blue Eyes no escuro. Só.
Meu amigo Wesley teve um filho ontem... Estranho mas de repente não consigo ter lembranças dele, só imagino a felicidade no seu olhar. Mal posso esperar pra ir lá, visita-los, ficar feliz com a felicidade deles, com o presente que receberam. Ver o pequenino, parabenizá-los.
As músicas e meus pensamentos correm muito rápidos pra eu poder escrever o que me vem à mente ( 3:00 da manhã agora ) e me dá aquela interjeição, aquele OH! e eu percebo que mal comecei. Sou jovem ainda e tenho tantas lembranças já... Lembranças que eu até achei que não poderia ter, visto que eu sempre levei a vida devagar. Talvez seja isso, enfim. Eu vivo a vida mais devagar, apreciando os sabores dela. Por isso lembro de detalhes, de nuances que talvez não lembraria se tivesse vivido mais e mais rápido. Não importa. Parece que em meu peito eu já vivi uma vida e em minhas memórias eu vejo duas, três, quatro vidas.
Agora eu entendo os velhos, que como meu avô tem tanto pra contar e tanta coisa pra falar: Elas não podem guardar só pra si tanta vida, não podem e não querem guardar. Não me orgulho de dizer que depois de algum tempo de conversa eu sempre consigo fugir de meu avô. Ele tem muito pra contar e muita coisa de valor, mas ele tem tanto, tanto pra dizer que sai do caminho e conta outras histórias além
Só que depois de postar, eu vi o quanto ele havia ficado grande e, antes de reclamarem eu achei melhor pedir pra apagarem.
Edit 2019 Que bom que nunca apagaram. Acabou de ter uma tempestade aqui na cidade, estou meio deprê e caí neste tópico e é bem legal reler coisas de quase 20 anos atrás.
Xbox One: Jogando Skyrim
PC: Jogando Civilization
Celular: Jogando Fantasy Defense - O jogo sumiu de meu celuar e da Playstore!

![[Imagem: Logo-OsmarCampbell-menor.jpg]](http://i18.photobucket.com/albums/b131/avalonio/Logo-OsmarCampbell-menor.jpg)