Mensagens: 1.029
Tópicos: 35
Registrado: Jun 2004
Reputação:
0
Nice topic!
Algum de vocês tem alguma opinião sobre o Blender? Por ser free + open source e tal, já ouvi mta gente falar bem sobre ele...
E em questão de ferramenta padrão na indústria, vejo em algumas empresas que contratam pessoas para trabalhar com 3d (ex.: Blizzard), e normalmente em vez de requerer conhecimento em um software específico, elas pedem conhecimento em determinado programa OU em algum programa equivalente . Acaba que no geral, o conhecimento que se tem em 3d vale pra qualquer software né? Do tipo, o q muda mesmo é mais a preferência por um programa ou outro, certo?
Portownz, na área que você quer trabalhar (character artist), o domínio de desenho/ilustração é tipo obrigatório ou apenas um grande diferencial?
Alguém recomenda alguma(s) resource(s) bom(as) para aprender 3d em geral/modelagem/animação/etc?
Mensagens: 3.080
Tópicos: 28
Registrado: May 2007
Reputação:
0
[quote name='Shiz' timestamp='1324289045' post='2714243']
Nice topic!
Algum de vocês tem alguma opinião sobre o Blender? Por ser free + open source e tal, já ouvi mta gente falar bem sobre ele...
E em questão de ferramenta padrão na indústria, vejo em algumas empresas que contratam pessoas para trabalhar com 3d (ex.: Blizzard), e normalmente em vez de requerer conhecimento em um software específico, elas pedem conhecimento em determinado programa OU em algum programa equivalente . Acaba que no geral, o conhecimento que se tem em 3d vale pra qualquer software né? Do tipo, o q muda mesmo é mais a preferência por um programa ou outro, certo?
Portownz, na área que você quer trabalhar (character artist), o domínio de desenho/ilustração é tipo obrigatório ou apenas um grande diferencial?
Alguém recomenda alguma(s) resource(s) bom(as) para aprender 3d em geral/modelagem/animação/etc?
[/quote]
Conheço pouco do Blender e nunca tive muito interesse, lembro que quando comecei a estudar 3d ele era meio "precário" e não tinha como comparar com o que é hoje e nem com outros softs mais populares, mas não conheço muito mesmo não. Mas hj ele é um bom software pelo pouco que acompanho, e se falando de produção os mais usados são 3DS Max e Maya seguido do XSI.
A Blizzard até pouco tempo atrás requeria conhecimento em Max "obrigatório", até pq ele é parte do workflow deles. Mas é como eu disse antes, se vc entendeu os conceitos vc consegue facilmente trabalhar em qualquer soft, é só questão de acostumar com uma interface nova. Por exemplo, se um puta artista que sempre trabalhou com Maya vai tentar uma vaga na Blizz e eles se interessam, eles não vão deixar de contratar pq o cara trabalha com um soft diferente.
Generalizando um pouco, 3dsmax = games , maya = cinema.
mas o maya hj não deve nem um pouco nessa área mais pro max, teve umas inovações muito boas nessa versão 2012, como Motion Blur na viewport, interação em tempo real com engine de games e outras coisas.. enquanto o max só melhorou a navegação na viewport (ficou bem mais leve pra modelos pesados, é verdade, mas o maya não sofre disso tbm) e colocou uns filtros de photoshop lá. rofl
Quanto ao desenho, eu diria que é bom vc ter sim um suporte das artes tradicionais, e isso inclue o desenho e a modelagem (escultura). Elas te dão uma noção melhor das formas e dos objetos, e alguem que tem essa base com ctz tem uma melhor percepção do que alguem q soh trabalha no digital.
Falando de uma produção grande e de empresas tops como blizzard, bioware, ilm, etc, vc como Character Artist nunca vai chegar a desenhar em um projeto, pq vc já recebe os concepts prontos e seu trabalho é justamente transformar o que tá ali em 3D. É bom entender que o trabalho nessa área de CG é muito dividido. Tudo tem sua área específica.
Deve existir casos sim de gente que trabalham nas duas áreas (concept/modeling), mas diria que é a minoria.
de cabeça alguns sites que lembro:
tresd1.com.br - brasileiro
cgarena.com
cgsociety.org
cgtuts
creativecrash.com
Mensagens: 11
Tópicos: 0
Registrado: Dec 2011
Reputação:
0
Eu já fucei no básico do básico. O Fireworks (que a Adobe comprou) faz gifs com o mesmo esquema de desenhos aimados. Bem interessante. Já fucei no flash também, mas estes citados por você ainda não. Vou dar uma pesquisada e conversamos. Me interesso também.
[url="http://anarcofagia.com/"]Passagens Aéreas[/url] // [url="http://anarcofagia.com/portal/"]Portal Anarcofagia[/url] // [url="http://anarcofagia.com/portal/tatuagens-de-dragao-desenhos-fotos-imagens-e-significados/"]Tatuagens de Dragão[/url] // [url="http://modelovestidos.blogspot.com/"]Modelos de Vestidos[/url] // [url="http://www.comprarlojasvirtuais.blogspot.com/"]Lojas Virtuais[/url]
Mensagens: 6.338
Tópicos: 281
Registrado: Jan 2006
Reputação:
0
Estou empenhando na medida do possível!
Espero poder em breve apresentar para vocês aqui meu primeiro vídeo auhauhhua
Mensagens: 1.029
Tópicos: 35
Registrado: Jun 2004
Reputação:
0
Wow. Apenas 1 mês?
Não sei como funciona a curva de aprendizado em 3d, mas achei mto bacana o "mãe vem me limpar" para esse período de tempo. Parabéns!
Mensagens: 3.080
Tópicos: 28
Registrado: May 2007
Reputação:
0
aê, daora =D
não sei que render nem software tá usando, mas esses granulados no render é má qualidade do Final Gather ou má qualidade do reflexo nos materiais (se for no mentalray, tente aumentar os valores do glossy samples)
e sobre iluminação/fotografia, faz toda a diferença com certeza
pesquisa sobre three-point light, entendendo como funciona esse método vc vai melhorar demais seus renders