Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Arte ao Lápis
É pintado ao lápis, sim. Você pode ver pela sequência de fotos no início do tópico.

Desenhar através de cópias é um treinamento muito enriquecedor. Como eu nunca gostei de fazer cópias, mas de criar, fiquei em déficit no sentido de conhecer determinadas texturas/comportamento de brilho. Coisa que estou tentando remediar.

Um treinamento formal ajuda muito. Mas, não posso te dizer até que ponto, pois, tudo que sei aprendi sozinho.

...

Segue o desenho completo.

[Imagem: yW0eK.jpg]

Bom, pela experiência, valeu. Espero poder oferecer desenhos melhores na medida em que eu for ganhando mais prática com o uso dos lápis de cor.

VALEUZZZ!!!

Obs: Fiz um contorno grosso, conforme os desenhos anteriores. Será que pequei?

[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."

Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
OK primagem, agora tu tá começando a ficar bom mesmo. Se tu der mais forma aos seus desenhos e se ligar mais a proporções, tende a ficar muito bom.

BTW, seus desenhos não são lá muito bons se comparados a sua skill pra colorir (isso pelo visto tu faz benzão).
Responder
Pois é, Eddy. Eu tenho muitas coisas para corrigir nos desenhos, principalmente aspectos de anatomia e proporção. Espero não demorar muito para remediar essas dificuldades, pois, quero dar aos desenhos um jeito mais profissional.

...

Segue aí um desenho rápido só para testar os novos lápis de cor.

[Imagem: H6Urp.jpg]

[Imagem: xF1xk.png]

O objetivo era fazer o rosto de um garoto louco, coisa assim. Não ficou muito bom, mas valeu pela sensação dos novos lápis que, por sinal, gostei muito - eles deslizam como cera. Além de espalhar com muito mais facilidade que os anteriores.

Pensei em guardar até acabar os que eu usava, mas a qualidade é tão melhor que vou usar é logo. Pena que o preto veio com a ponta rachada, quase quebrando. Pô... logo o preto?

Abraços!

Obs: Finalmente, depois de uma imensa batalha contra o scanner, eu consegui ajustá-lo de modo a manter a tonalidade original dos lápis de cor. Scanner maluco, com vontade própria, estava colorindo meus desenhos como queria. Inclusive foi corrigida a tonalidade da fada acima.

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."

Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
Tu vai precisar se decidir qual estilo vai seguir, e SIGA APENAS UM, misturar coisas faz seus desenhos não passarem uma imagem harmônica, a composição fica confusa.

Tem caraterísticas de cartoon misturado com outras coisas como proporções que tendem ao realismo, seja lá o que for escolher, escolha uma, e treine. No caso, se for seguir um traço mais realista, tu vai precisar treinar até a exaustão coisas como modelo de corpo (e proporções do mesmo), isso em esquema geométrico mesmo, até você conseguir mecher o suficiente, e algo que eu particularmente tenho dificuldade, que é manter traço de lábios/olhos/nariz (rosto nem tanto, esse é fácil de pegar) sem que altere muito de um desenho pro outro. Cada desenhista acaba assumindo um tipo de traço, e quanto mais realista, mais difícil (principalmente lábios, alguns ficam parecendo "lábio de palhaço", capicce? difícil de perder esses vícios).

Mas isso é treino, desmembrado mesmo, até definir o que seja do seu gosto, e seguir por ele.

Mas tu nítidamente já tá progredindo. Eu penso em voltar a desenhar direito, a última coisa que fiz foi um "desenho de mim mesmo" só de brincadeira, pra ver se eu tinha perdido o traço, fiz só com um pedaço de grafite em um papél ruim, ou seja, sem borracha, tá manchado e sem muita forma, mas dá pra ter idéia da diferença quando tu define um estilo e segue ele, dificilmente eu perco a noção de proporção.
Responder
Edit: Se alguém quiser dar alguma idéia do que desenhar, dá um toque. Vou aproveitar a manhã sem ter o que fazer e ver se ainda lembro como desenha.
Responder
Bom, meu estilo de desenho não é realista. Na verdade, eu nunca me identifiquei com estilos de desenhos puramente reais. Sempre preferi os simbólicos/estilizados/comunicativos.

A coisa mais próxima da realidade que me permito chegar é mais ou menos isso aqui:

[Imagem: lmKnC.png]

Meu auto-retrado feito no Photoshop.

Minhas fontes são sempre o resultado da soma de autores que querem "parecer reais", mas deixando nas linhas grande parte de sua personalidade (como é o caso do Chris Metzen, da Blizzard)...

[Imagem: raROa.jpg]

Feito com lápis de cor, segundo ele.

...com desenhos extremamente expressivos como os mangás. Mas, isso depende muito do mangá. É preciso ser um tipo muito específico ou extremamente simbólico/comunicativo.

[Imagem: odin_sphere.png]

Também feito a mão, segundo os produtores. Só não sei o material usado. Pincel, talvez,

com alguma edição digital leve para uniformizar bem.

Para esses mangás, contudo, eu não me baseio nos aspectos técnicos. Procuro captar nesses desenhos as "linhas de sentimentos" responsáveis pela comunicação.

Com isso, estou fazendo uma mesclagem para complementar meu estilo de sempre: meio real/meio estilizado (a fada acima foi uma exceção). Na verdade, estou estudando meios de equilibrar essas duas vertentes; unir a comunicação dos desenhos simbólicos com os detalhes criteriosos dos realistas.

A pintura com lápis de cor veio a calhar muito bem nessa busca. Essa nova "plataforma artística" trouxe uma dimensão maior àquilo que eu entendia como volume, sombreamento, planejamento, composição etc. Vi-me diante de uma arte muito desafiadora, inteligente e delicada (um erro pode ser o fim de todo o trabalho, pois, não há como corrigir). Como consequência, dei saltos na composição dos desenhos porque a qualidade de uma pintura com lápis de cor está literalmente relacionada aos conhecimentos do desenhista, uma vez que se trabalha com linhas finas e não com diâmetros maleáveis dos traços de um programa gráfico ou mesmo de um pincel comum. E isso exige uma destreza muito maior.

...

Ideia de desenho? Já que você fez um rosto em perfil, o seu no caso. Por que não um treinamento desafiador?

[Imagem: WrrMd.jpg]

Uma imagem que eu usaria como referência para compor um metal ou mesmo um rosto.

Abraços!

Responder
hiuahuiaha boa, eu já fiz quadrinhos de wow, um de SC seria interessante.
Responder
tá aí uma bela arte ao lápis.. [url="http://www.behance.net/gallery/Recent-Illustrations/1692430"]http://www.behance.net/gallery/Recent-Illustrations/1692430[/url]

[color="#2f4f4f"]If life gives you lemons keep them. Because, hey, free lemons.[/color]
Responder
Você é muito bom, parabéns. Se eu tivesse talento pra desenho como você, com certeza faria uns cursos de pintura digital e ganharia a vida fazendo ilustrações pra anúncios, revistas etc.

[url="http://www.behance.net/lucasvieira/frame"][Imagem: thin.jpg?cb=1610387709][/url]
Responder
Curto seus desenho Primagen, mas até hoje eu me esforço mas não consigo achar alguma lógica plausível na iluminação dos teus personagens. Ex.: O busto tem um sombreamento em duas direções como se as direções de luz estivessem entre atrás/frente dela, enquanto na roupa as luzes rebatem de frente, ao mesmo tempo, no pescoço, só um lado tem iluminação, enquanto os 2 ombros estão bem iluminados. Já o cabelo a luz vem exatamente de outro ângulo... E acho que tu devia estudar um pouco mais sobre composição de cena, mas it's just mho. Keep up the good work.

[center][Imagem: 31638-2.png][/center]
Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 4 Visitante(s)