Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vou começar
Comprei essa dupla de decks na Devir pra jogar com meu irmão for fun.

http://loja.devir.com.br/magic-the-gathe...lgari.html

Cagada? Vou conseguir me divertir e entrar no mundo do magic? Recomendações?

[Imagem: homerzuxo!!!.jpg]

Assinatura editada: acima do limite permitido.
Responder
Em termos de valor, não foi cagada. Vai se divertir sim por um tempinho. Desde que mantenha o deck em bom estado e completo, esses duel decks tendem a manter o valor com o tempo. Seria melhor se fosse um duel deck com planeswalkers. Esse deck em particular tem umas cartas legais como Isochron Scepter e Life from the Loam.

Agora depois de entrar no mundo do MTG, diria que pense num objetivo claro para esse hobby. MTG é um hobby que pode não consumir muito do seu tempo, mas irá consumir muito dos seus fundos. Dependendo do que você busca com MTG, irá exigir um certo orçamento claro e estabelecido.

Por exemplo:

Se quer ser apenas casual for fun, recomendaria jogar EDH/Commander e complementar com Drafts. Procure informação sobre Draft na sua loja local. Um deck EDH irá durar para sempre e você pode ir tunando ele aos poucos. Mesmo que não use cartas caríssimas, dá para se divertir bastante. Se puder arrumar um Commander deck selado barato, seria legal, mas ultimamente eles têm ficado escassos e basicamente triplicaram de preço. Com essa mentalidade, você pode ter um budget variável e sem compromisso. O objetivo aqui é fazer o seu deck dos sonhos.

Já se você quer jogar de forma competitiva (i.e., chegar no top 3 com consistência) nos FNM (para depois ir para torneios maiores), isso irá consumir sua grana legal se não planejar bem. O objetivo nesse caso é fazer o hobby pagar por si mesmo. Standard (um formato competitivo que usa os 2 últimos blocos, estou usando bastante jargões de MTG, sorry). Nesse caso recomendaria ir a fundo mais ou menos em Outubro. Um dos blocos atuais irá rodar fora do formato em Outubro com o novo bloco (bloco é um set grande com 2 expansões, tipo no caso seria Innistrad block com os sets Innistras, Dark Ascension e Avacyn Restored). Então melhor começar forte nessa época e só ir jogando Drafts do block atual Return to Ravnica.

Como você quer que o hobby pague com si mesmo, isso exigirá certa dedicação em tempo para leitura sobre o metagaming do lado competitivo, pois você quer manter um bom deck com boas chances de vencer. Você vai querer rotacionar as suas cartas e usar a premiação para financiar o hobby. Irá demorar até os resultados chegarem (a não ser que pegue rápido os esquemas, mas é raro ver alguém ir infinite em bem pouco tempo). E com o tempo ir para outros formatos mais caros como Modern (onde vale oitava edição em diante) e Legacy (onde vale tudo, MTG tem mais de 60 expansões, dozenas de core sets e outros sets complementares randômicos).

O último caso é colecionar, obviamente é o mais caro de manter. Isso exigirá um budget fixo e complementado por basicamente um negócio dentro do hobby. Nesse caso recomendaria ler bastante sobre o lado financeiro/troca do jogo. Você vai querer valor em suas trocas para poder financiar parcialmente sua coleção.

Em resumo: tenha um objetivo claro com o jogo logo de início (que pode ser mudado com o tempo). Se tiver mais questões de iniciantes, fire it up!

[url="http://myanimelist.net/profile/AlecPyron"][Imagem: akagisigcopy.jpg][/url]

[url="http://www.playfire.com/AlecPyron"]My PlayFire[/url]

[size="1"]Eo tempore, cum tibi occuri,

Mihi vita laeta fuit,

Cum autem te nusquam conspexi,

Eo tempore mortem cognovi[/size]
Responder
Na verdade, eu acabei começando a jogar por ler seus posts aqui, hehe. Fico achando um Hobby fascinante. Tem até especulação no mercado e dinheiro ganho com cartas compradas na baixa e revendidas na alta.

Acho que vou começar com a sua descrição de casual. Rola bastante Draft aqui em SP? Qual a idade da galera que joga? Não sei se sou velho demais (Tenho 25 anos, heh).

Tem alguns links legais pra eu aprender regras E esquemas (Do tipo estratégias e combos)? Tem vezes que eu leio as descrições de umas cartas e fico achando que se fizerem um combo com elas fica algo meio imparável.

Enfim, qualquer link com bastante texto eu acharia legal. Primeiro pra entender as regras antes dos Decks chegarem e pra saber como jogar sem ser aleatoriamente (Ou seja, pensar nas jogadas e ter um objetivo claro). Depois queria ver os formatos. Até tô lendo na wikipedia agora sobre eles, mas fico meio confuso. E se nos boosters do draft não vier nenhuma mana? (Deve ser bem estúpida essa pergunta, mas não entendi bem como resolver isso).

Responder
Infelizmente não sei como é em Sampa, mas creio que deve ser um dos melhores lugares para MTG junto com Rio de Janeiro. Pelo menos quando vivia ali era legal ir na República (pena que a loja fechou) e tinha uma loja lá na Paulista (que se mudou para a pqp). Num sei como está hoje em dia. Pelo menos deve ter a Devir para ir jogar. Imagino que Draft seja um dos formatos mais populares em todos os lugares.

A idade do pessoal varia bastante, mas na minha experiência, creio que seja entre 20 ~ 30 anos que jogam em FNM, por serem jogados a noite. No Brasil no entanto a maioria dos lugares começava a tarde, então se encontrava uma variedade maior. Desde pivetes a velhotes. Ultimamente até tenho visto mulherada se interessar!

Agora sobre regras em específico e info sobre sets, diria que cheque:

http://wiki.mtgsalvation.com/article/Main_Page

Já sobre decks de vários formatos e estratégias:

http://magic.tcgplayer.com/

MTG Salvation forum

Sobre metagaming: Starcitygames, ChannelFireball, LegitMTG, além do Salvation Forum.

Financeiro: http://www.gatheringmagic.com/category/financial/ e LegitMTG tem um escritor. Tem outros lugares, mas não são free como QuietSpeculation.

Checar o site oficial também é importante: http://www.wizards.com/Magic/Magazine/Default.aspx e eles tem uma ferramenta de search por cartas específicas.

Para simuladores de draft online: http://ccgdecks.com/index.php

Provavelmente estou esquecendo um bom site, mas eles são fáceis de encontrar.

Check o programa Cockatrice para jogar online grátis e é ótimo para se acostumar com as regras e decks, pois nada é automatizado, então tem que jogar como se fosse paper magic (e é grátis). Não é que nem Magic Online que a interface cuida dos triggers para ti.

Ah esqueci de adicionar outro objetivo, jogar Magic Online. Se for jogar isso, evitaria paper magic. É mais fácil de grindar, mas para mim ter interação com as pessoas é um aspecto importante de um TCG, mas é uma opção que tem ganhado bastante suporte da WotC.

Se quiser, add-me no google talk e nóis brinca no Cockatrice (bom na verdade nem sei usar isso direito também). Meu email é [email protected]

[url="http://myanimelist.net/profile/AlecPyron"][Imagem: akagisigcopy.jpg][/url]

Mihi vita laeta fuit,

Responder
Eu adorava draft, qunado jogava (até 1 ano atrás). É dificil achar.

Tem 3 lojas que acho muito bacanas aqui:

Lets Collect (Ipiranga)

Domain Games (Vl. Mariana)

Bazar Magic (Linha Vermelha).

Também tem a devir. Dá uma olhada no facebook deles etc, eu sei que de vez em quando a Bazar faz Draft day. Mas... se você está começando agora, sei lá... eu acho draft um esquema meio complicado de pegar de cara. É o formato que mais gosto, junto com constructed, mas um que você precisa conhecer muito bem o cenário e a coleção em si.

Commander é uma ótima escolha.

Abs,
Responder
Fiquei com algumas dúvidas depois de ler as regras e jogar um pouco o duelist of the planeswalker. Quando o cara desse uma criatura, ele tá usando uma mágica, certo? Dai eu posso jogar um feitiço instantâneo como cancelar pra ele não descer a criatura?

E se o cara usar uma habilidade de virar a criatura, eu tb posso usar um feitiço instantâneo, né? Mas nunca um feitiço normal, ne?

Se o meu adversário joga um feitiço instantâneo durante o meu turno, eu posso jogar um feitiço normal em cima, certo? E se ele jogar um instantâneo no turno dele, eu posso jogar uma feitiço não instantâneo?

Eu vi umas cartas que não entendi bem a utilidade. Tinha uma que você pegava a carta do topo do seu grimorio e perdia o número de pontos de vida correspondente ao custodacusto da criatura? O nome era algo como ganhar a qualquer custo. Pra que seria útil essa carta? Só pra tentar tirar a sorte e ver se vem a carta q você precisa? Po, achei bem arriscada. Não entendi algo?

Responder
No momento do casting, tudo é colocado no stack. Você pode responder com whatever instantâneo (feitiço é outra coisa só para deixar claro e evitar problemas com o lingo). No caso o cara anuncia que irá castar uma criatura, a magia vai para o stack e você pode responder com Cancel. Cancel irá resolver primeiro e anular a criatura.

Sorcery/Feitiço speed não pode ser usado para responder a magias ou habilidades que estão no stack. Feitiços só podem ser feitos no seu main phase/fase principal igual a outras permanent spells. Tudo que for ao stack, você pode responder com instants e instant speed abilities. Tem alguns efeitos que não dá para responder tipo baixar uma land.

Se um adversário usar uma instant, você só pode responder com magias instants ou habilidades com instant speed (aquelas que não são especificadas quando pode usar ou criaturas com flash, por exemplo). Você não pode responder uma instant com um sorcery ou sorcery speed ability.

Não sei qual a carta você se refere (infelizmente a maioria das cartas só sei o nome em inglês), Anyway, comprar cartas é algo muito forte no jogo. Cartas na mão são recursos. Quanto mais recursos, maiores são as chances. Seu life se não chegar a zero, não importa se você perdeu para comprar a carta que precisa. Muitos jogos podem ser resumidos em quem comprou mais cartas. Então perder life não é lá um risco. Apenas veja life como recurso também. Logicamente depende da situação. Você jogando versus um deck bastante ofensivo como Burn ou weenies, life se torna o recurso mais importante, mas normalmente cartas na mão é o recurso mais valioso seguido de mana rápido e depois life total. Leia sobre o conceito de card advantage ou value. A maneira mais fácil de alcançar isso é comprar carta para caralhos via magias ou habilidades. Outra maneira seria as chamadas 2-for-1 ou 3-for-1 que lhe dão várias coisas por uma carta (tipo Thragtusk, por 4G lhe dá um 5/3 e 5 life e na maioria das vezes um 3/3 por uma carta apenas).

Avaliar o poder das cartas é uma habilidade importante para deckbuilders e drafters, mas no começo tente pegar os conceitos e com o tempo você irá pegar a manha de identificar o por quê dessa carta ser boa, situacional ou simplesmente ruim.

Agora a carta em questão, se puder achá-la para linkar aqui, pois pelo nome não me ajuda avaliar e explicar melhor a função e valor no deck dela.

Mihi vita laeta fuit,

Responder
A coisa pode complicar se considerar triggered abilities também. Então entender como funfa o stack é importante.

Aqui tem as regras (em inglês, sorry):

Só para dar um exemplo:

O battlefield do seu lado é: Guttersnipe

Do oponente: Thragtusk e Court Street Denizen

Ai você solta um Fireball letal no Thragtusk na sua main phase (já que sorcery só pode ser feito na main phase). Ai ele responde a Fireball com Restoration Angel com o Guttersnipe trigger no stack, e você responde com Essence Scatter no Restoration Angel e ele responde com outro Restoration Angel ainda com o segundo Guttersnipe trigger no stack (poderia deixar esses resolver). Vamos ver como fica o stack (espero não ter errado lol):

Restoration Angel 2

Guttersnipe trigger 2 por causa do Essence Scatter

Essence Scatter no Restoration Angel 1

Restoration Angel 1 (ele podia esperar esse primeiro trigger do Guttersnipe para responder com o Restoration Angel)

Guttersnipe trigger 1 por causa do Fireball

Fireball no Thragtusk

Ai resolveria assim. Restoration Angel 2 iria resolver primeiro, depois iria trigger a habilidade dela de Enter the Battlefield (ETB) que exila um nonAngel que controlar, ele escolhe no caso o Thragtusk como alvo. Court Street Denizen trigger acontece também, escolhendo o Guttersnipe. Se você puder, poderia responder agora a esses triggers, mas você deixa ambos passar. O oponente escolhe o trigger do Denizen acontecer primeiro, virando o Guttersnipe. Ai o trigger do Thragtusk de ser exilado e deixar um 3/3 beast token entra no stack e resolve. Ai quando o Thragtusk regressa novamente, ativa o trigger de ETB e ganhar 5 life.

Depois será o trigger 2 do Guttersnipe, cada oponente toma 2 de dano. Ai o Essence Scatter resolve e anula o Restoration Angel 1. O trigger 1 do Guttersnipe resolve e cada oponente toma mais 2 dano. Ai o Fireball falha porque o Thragtusk original foi exilado do battlefield e o alvo se torna ilegal.

Em cada um desses steps depois de resolver, você poderia adicionar outra habilidade ou magia instantânea (caso queira, alguns casos exigem bom timing) ao stack.

Mihi vita laeta fuit,

Responder
Naruto, valeu mesmo. Agora tenho outra dúvida. Em que momentos eu posso dar tap nas minhas cartas? Eu li que é sempre que eu tiver prioridade. Mas quando eu tenho prioridade durante o turno do oponente?

Naruto, valeu mesmo. Agora tenho outra dúvida. Em que momentos eu posso dar tap nas minhas cartas? Eu li que é sempre que eu tiver prioridade. Mas quando eu tenho prioridade durante o turno do oponente?

Responder
Você tem a sua prioridade no oponente quando ele anuncia algo (desde que não seja coisas como dropar land). Tipo por exemplo:

- Ele fala que acabou o seu Upkeep. Ai você tem prioridade para fazer algo durante o upkeep dele. A maioria dos jogadores vão shortcut essa parte se não tem nada para fazer, então você pode anunciar que quer fazer algo antes do cara ir pro Draw Step.

- Mesma coisa aqui.

- Ai na main phase, toda vez que ele declarar que irá castar uma magia ou habilidade. Notar que no caso de Planeswalker, ele pode dropar o Planeswalker caso esse resolva e anunciar usar uma das habilidades. Você não pode responder o Planeswalker ganhando os points dele (pois isso ocorre no momento que é anunciado o uso e não vai no stack), mas você pode responder a habilidade antes de resolver.

- Toda vez que ele anunciar um trigger que acontecer, provavelmente dará para responder.

- Quando ele anunciar ataque. Antes dele declarar atacantes, você pode responder. Ai depois do anúncio dos atacantes e antes do anúncio de defensores de sua parte, você recebe prioridade para escolher defensores, ele poderá responder antes de você fazer a escolha. Ai depois disso, antes da resolução do dano, se ele não tiver nada a fazer, você pode responder.

- Quando ele anuncia o final do turno, você pode responder.

Mihi vita laeta fuit,

Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)