acho q foi isso
sobre o topico, procura no "vou mandar por PM"
edit : tenta no makingoff.org entao, se ainda aceitarem cadastros.
essas definiçoes dependem sobretudo de epocas no cinema
qdo falei q hitchcock é classico é por causa da epoca dele, q é a epoca do classicismo hollywoodiano, q corresponde a uma certa estetcia cinematografica (um certo modo de fazer cinema, e tb um certo modo do espectador entender os filmes, hj em dia vc entende/assiste os filmes com outros olhos do que antigamente faziam...etc)...e ele ja começava a quuebrar essa estetica do classicismo hollywoodiano (entre outros diretores), mas pra simplificar a classificaçao (por que essa coisa de classificacao foi imposta depois, tipo nos anos 60 eu acho, provavelmente pelos franceses eu acho tb, preciso rever) definem isso por epocas (pq a cada epoca sua tendencia). Nada impede um diretor hj em dia fazer um filme muito mais classico (na sua estetica) do que um filme antigo do Hitchcock.
Os diretores modernos fizeram uma ruptura muito forte (na estetica, linguagem etc... onde a forma/ o enunciado é geralmente mais importante que o enredo, a historinha, mas nao sempre em vao mas pra passar alguma ideia a mais), sempre reconhecendo os grandes mestres, ou pelo menos tao forte que os que vieram depois deles ("pos modernos" ou manieristas/maneiristas...seila, mas a ideia é "a maneira de fazer cinema") soh puderam reutilizar os mesmos codigos cinematograficos ja inventados (tb o espectador ja estava acostumado a um certo estilo....entao é sempre muito estiloso, cinematograficamente bem feito, mas nao tem a mesma forca de inovacao que na epoca moderna do cinema justamente pq veio depois....é pra simplificar, a retomada do enredo mas com estilo ja mais moderno....ja que a galera estava ligada a esses tipo de cinema)
é mais complicado q isso, mas é mais ou menos isso
Ai depois tem outra definicao de classico, tipo cult, e ae acho q depende dos criterios/gostos de cada um....ainda mais hj em dia onde é muito mais facil assisitr e reassistir um filme do que antigamente.
ta meio confuso eu sei hehe
This post has been edited by Sramo: 10 December 2008 - 06:01 PM