Esta doença, também conhecida como “bicheira”, tem sua origem na deposição dos ovos da mosca sarofagídea. Uma vez depositada na pele ou nas mucosas do cão, os ovos transformam-se em larvas de tonalidade azul-metálica. A bicheira costuma ocorrer em locais da pele que apresentam algum tipo de ferimento.
O tratamento pode ser feito em casa, pelo próprio dono do cão, seguindo esta rotina:
aplique algumas gotas de benzocrezol dentro da bicheira, através do orifício, evitando contato com a pele sã;
repita a aplicação 24 horas depois, quando as larvas estarão mortas (ou terão sido expulsas);
retire, com uma pinça, as larvas mortas;
desinfete a ferida com água oxigenada;
aplique um medicamento cicratizante e antiinfeccioso.
O não tratamento da bicheira traz sérias conseqüências. Dependendo do local, elas podem requerer laceração com perdas irreparáveis.
Quando se trata de miíase abrangendo regiões dolorosas (como olhos, ouvidos, prepúcio e vagina), procure o veterinário.
Pois é, amiguinhos, meu cão pegou esta praga, e agora todo dia tenho que limpar o machucado (um rombo na traseira) com iodo e pomada, e o tadinho está usando o colar, para não lamber a ferida. Semana que vem vou voltar ao veterinário para ver como remover a parte necrosada. Ele provavelmente pegou esta doença porque estava com dermatite alérgica, aí os pêlos das costas começaram a cair e apareceram feridinhas, e nisso ficou vulnerável a esta praga. Portanto, cuidado com feridas nos totós, amigos.
Mais infos:
http://www.portaldofila.com.br/scripts/por...;ID=parasitoses
http://www.aila.org.br/maus.htm (IMAGENS FORTES)
Edit: Ah, e antes que alguém fale merda, assim que a dermatite alérgica apareceu no meu cão, eu levei-o ao veterinário. Este apenas aplicou uma injeção de anti-alérgico (creio eu) e me mandou comprar Frontline para acabar com as pulgas, a causa da alergia. Mas não me informou nada sobre berne, bicheiras ou etc. Ou seja, veterinário FILHO DA PUTA.
Este post foi editado por circle_k: 17 February 2008 - 10:03 PM

Ajuda

Ir para o topo